domingo, 15 de abril de 2012

plantinhas, vasos, terra, gnomo...

Ois!

Não sei se vc já fez este exercício, mas acho que vale a pena: qualquer dia destes, se disponha a prestar atenção no caminho que vc faz da casa para o trabalho (ou de casa para a faculdade, escola, clube, igreja, etc). Você pode dizer "mas eu já faz isso todo dia, afinal de contas preciso ficar atento(a) para não bater o carro!". Ok, mas estou te propondo prestar atenção mesmo - nos mínimos detalhes, virando o pescoço para ver as fachadas e esquinas de outro ângulo, olhando para cima até o último andar dos prédios, reparando na copa das árvores.

Ainda não se motivou? quem sabe com uma aposta: eu tenho certeza que vc vai encontrar alguma coisa que nunca tinha percebido. Te dou um exemplo: outro dia, voltando do almoço, gastei 5 minutinhos na frente do jardim de uma casa só reparando na beleza do jardim. Tinham umas 5 orquídeas (no alto de 3 árvores, bem na sombra, cada uma de uma cor) e 2 canteiros de rosas vermelhinhas.

Pode paracer romantico demais para um domingo a noite - meio Poliana, da minha parte - mas acho isso um máximo. Digo isso porque as cidades podem ser tão áridas, tão impessoais, tão cinza que qualquer flor é brilho.

Quer outro exemplo de beleza/leveza na cidade? Músicos no metrô. Tem sempre um pessimista que vai dizer que o cara está lá tocando só para ganhar um trocado, mas eu não deixo de achar que ter música nos corredores é uma forma de embelezar a cidade em que se vive. é uma forma de torná-la um pouquinho mais aprazível aos olhos, ouvidos e sei lá.

Semana passada, quando eu estava a caminho do trabalho, escutei na rádio CBN que um maluquinho em Nova York inventou um jardim portátil (??). A ideia do mocinho é adaptar o teto dos ônibus da cidade para que eles carregem um jardim (plantinhas, vasos, terra, gnomo...), aumentando assim a área verde da cidade.

Na hora que escutei a notícia, foi um pouco difícil de imaginar, mas, de curiosidade, entrei no site para ver ( http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/04/jardim-em-cima-do-onibus/ ) e curti. Preconceitos e resistencias a parte, pensei que esta é uma maneira de transformar um espaço que não serve para muita coisa de forma a suavizar a Selva de Pedra de todo dia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário